Livros de 2017

Era para eu ter feito esse post no ano passado para ter como meta no novo ano e tudo mais. Mas eu esqueci. Isso mesmo, eu esqueci. Por isso, baixei o app do WordPress para quando eu quiser escrever sobre algo, só sacar o celular e pronto. Apesar do aplicativo ter umas falhas bem visíveis quanto à edição e ao salvamento de posts, está servindo muito bem. Tem uma função a cumprir e a faz. Assim como esse post, que eu só comecei até agora. Pois bem.

Esse post é para anunciar o livros que pretendo ler em 2017. Não é uma promessa, tampouco uma previsão do futuro. São somente os livros que tenho vontade e noção de que tenho que ler. Como ainda não saiu o resultado do ENEM e tenho consciência da prova que fiz, imagino que esse ano terei que ler livros de vestibulares. Contudo, ainda vou me dar alguns de lazer de presente. Comecemos então.

  • Noite na taverna
wp-image-713465686jpg.jpg

De Álvares de Azevedo

Livro do Álvares de Azevedo, o aspecto sombrio do livro não pertence ao romantismo. Esse foi um dos livros que ganhei da minha mãe (tem muitos outros ainda nessa lista). Ele foi usado por ela para a escola e também para o vestibular. E agora vai ser usado de novo, por mim. Eu já tentei várias (o que para mim, é umas cinco vezes) ler esse livro, mas nunca terminei. Uma das vezes que eu estava lendo, por mero acaso, aconteceu de ter um trabalho na escola sobre o autor. Pois é, acontece. Não sei o que eu pensei na hora, só sei que perdeu o sentido ler um livro sobre o qual eu já sabia tudo. Assim mesmo, Noite na Taverna voltará em 2017. Espero que daqui algum tempo possa dizer que o li.

  • O Tronco do Ipê
wp-image-1103190771jpg.jpg

De José de Alencar

 

Esse é do José de Alencar. Todos sabem quem é José de Alencar. Ele tem até um teatro com seu nome, que é muito bonito por sinal (já fui). O romance me parece bem bucólico por se passar em uma fazenda e vai para a lista mesmo assim.

  • Senhoras e senhores
wp-image-576639275jpg.jpg

De José de Alencar e Flávio

É uma seleção de Senhora, do autor José de Alencar, intercalada a tiras do famoso quadrinista Flávio. Eu tenho esse livro há muito tempo. Só que li somente quando mais nova e não conhecia a obra do autor. Vou reler esse ano para ver se eu realmente entendia alguma coisa quando era mais nova ou se eu só lia pelas tirinhas.

  • Dom Casmurro
wp-image-1119483449jpg.jpg

De Machado de Assis

Gosto como a própria editora nomeou a verdade na série: Bom Livro.

  • Amor de perdição
wp-image-1589671747jpg.jpg

De Camilo Castelo Branco

Dá para ver que esse está em um estado não tão conservado. O livro escrito pelo Camilo Castelo Branco é mais velho que eu, mais de vinte anos é muito tempo. Ele também pertenceu a minha mãe e ela me deu. Não sei muito sobre ele, não vi quando estava no ensino médio e nunca me pareceu muito atrativo.

  • Quincas Borba

Não coloquei foto nesse porque acho que não tirei, já que não está no celular. O livro é de Machado de Assis. Só por isso já acho que vai ser ótimo.

  • Orgulho e preconceito
wp-image-1420625250jpg.jpg

De Jane Austen

Eu sempre amei o filme desse livro com a Keira Knightley. A história que Jane Austen escreveu foi e e uma das minhas favoritas que eu leio e irei reler, sim.

  • Mil dias em Veneza
wp-image-357719756jpg.jpg

De Marlena de Blasi

Esse é mais um que minha mãe me deu. Ela adora a Itália. Achou que, me dando o livro , eu passaria a amar também. Só que nunca dei uma chance ao livro por se tratar de um romance a primeira vista. Irei dar esse ano.

  • Tá todo mundo mal
wp-1483566985166.png

De JoutJout

O livro da jornalista youtuber Júlia foi um ebook que eu ganhei. Eu costumava assistir os vídeos dela por haver um fundo de verdade no que ela falava, mas hoje vejo que minhas opiniões não são tão parecidas com as dela. Porém, mesmo assim, irei ler o livro que parece ser um mix de biografia, crônicas, devaneios da Jout.

  • Pandemias: a humanidade em risco
wp-1483567325515.png

De Stefan Cunha Ujvari

O livro recomendado pelo Drauzio Varella é de Stefan Cunha Ujvari. É um livro mais voltado para a saúde, área que pretendo seguir. Nele, Stefan conta um pouco sobre as epidemias que podem surgir, inclusive as das superbactérias (suspeito eu). Tive curiosidade sobre o livro porque o Drauzio recomendou. Li um pouco do trabalho do Drauzio e gostei muito. Espero gostar do Stefan do mesmo modo.

É isso. Esses são os livros que planejo ler durante 2017. Espero adicionar mais alguns no caminho. Espero não ler menos. Espero tirar o melhor deles. Espero.

Deixe um comentário

