O mar me chamou

Há anos vivia em terra firme. Assim como vários outras pessoas, eu só queria sentir a tranquilidade do mar. Mudei de uma cidade no interior do país para uma no litoral e agora a praia está perto. A rotina muda e todo final de semana tem algo para fazer, algo para consertar, algo para estudar. Tudo para estressar ainda mais. E o mar logo ali. 

Chegou o dia do meu aniversário, quatro meses depois de nossa chegada. Eu nem perto cheguei de água salgada. Esse foi o meu pedido. E recebi um dia nublado com boa possibilidade de chuva torrencial. E o mar logo ali.

O dia esquentou e foi decidido que realmente ia para lá. Não da maneira esperada, mas não se pode reclamar do que se ganha. Muito menos oportunidades. Fomos para lá e a única coisa que vimos até lá foram viadutos, prédios e carros. E o mar logo ali.

Chegamos lá e avistei a praia a um quarteirão de distância, mas de algum modo essa única quadra se tornou mais longa e parecia ter o tamanho de quatro ou cinco. Quando cheguei lá, tudo o que vimos foi pedras, calçamento e cimento. Só porque as pessoas não conseguem andar com seu salto alto na areia. Essa era a tal da praia urbana, onde os hotéis de luxo estão de um lado e barracas de feira noutro. E o mar logo ali.

Andei pelo chão duro em busca da areia. Estava perto, eu sabia. Dava para ouvir o mar chamando. Finalmente, a areia apareceu, mas apareceu tão subitamente e grandioso que não deu para entender como havia se escondido. Um minuto era um mar de pessoas, roupas e mesas. Em outro, era só um deserto. Pessoas fugiam da areia e do mar também. E o mar logo ali.

Toda aquela areia e água assusta. É tanto. Não é à toa que eu o ouvia de tão distante. Havia uma passarela de pedras para além mar, era como um convite. Toda ventania me empurrava a frente, cada onda era um passo. Quando cheguei ao final, já conseguia encará-lo. E o mar logo ali convidava-me a continuar e me perder nele.

Autor: própria.

Deixe um comentário

